Cem anos de lírica na Arena milenar
Este ano a cidade de Verona, no norte da Itália festeja particularmente seu mais famoso monumento: a Arena. Trata-se de um dos mais famosos anfiteatros da romanidade, ficando à sombra somente de um outro: o Colosseo, de Roma.
A Arena de Verona foi construída ainda no século I da era cristã, embora muito se polemize sobre a datação precisa. Tem quem diga que o período de construção vai dos séculos I a III, mas a decoração marmórea do monumento confirma que o uso de certos adereços nas esculturas presentes - como o caso de elmos com certas formas - ligam- na ao período em que aquele tipo de adereço era mais usado; isto é, ao século I.
Construído, como todos os anfiteatros para hospedar atividades lúdicas, o anfiteatro foi estábulo, mercado, quartel,... E somente em 1913 reconquistou seu status original, hospedando a primeira grande montagem de Aida, de Giuseppe Verdi.
A partir dai a Arena foi sendo, cada vez mais, palco de grandes espetáculos, lugar predileto para a encenação das grandes obras-primas da lírica mundial. Hospedou ainda os grandes da música: de tenores como Pavarotti, Carreras e Plácido Domingos, ao grandes do Pop internacional como Ligabue, Madonna, só para citar alguns.
Este ano, o ano de seu centenário, o mais famoso anfiteatro do norte da Itália oferece uma programação invejável. Ao som lá lírica, com cenografias de grandes como o diretor cinematográfico, teatral e de opera, o senador Gian Franco Corsi Zeffirelli - o dos legendários Irmão sol, irmã lua e de Jesus de Nazaré -, que este ano levará à Arena sua monumental cenografia para Aida. Diga-se de passagem, cenografia digna de um faraó, monumental.
Nessun commento:
Posta un commento